17 de agosto de 2011

Não sou fiel!

Em 14 anos brigando com a acne e suas lembranças, eu já passei por 6 dermatologistas.
- A primeira me receitou um antibiótico que aumentou a acne. Ela me explicou que a acne tinha aumentando por causa do remédio! O remédio só estava estimulando a sair o que estava dentro do meu corpo... (??) E então ela iria me dar um outro remédio para sair mais acne ainda - ?!?!?!?!?! WTF! Médica louca! Nunca mais voltei! Quem quer se tratar para ter mais e mais acne??
- A segunda me deu a famosa isotretinoína. Tomei por 1 ano! Os efeitos colaterais eram bem desagradáveis. Eu tive os comuns: secura nos lábios, olhos e nariz e fotosibilidade. A acne se agravou no começo do tratamento, com inflamações dos cistos e daí que surgiram as cicatrizes mais fundas que ainda me acompanham. Além disso tive alguns dos sintomas de desordem psiquiátrica. A médica quis prolongar o tratamento mesmo eu não querendo, pois a melhora tinha sido muito pequena em relação ao custo e ao desconforto do tratamento. Novamente mudei de médica.
- A terceira só conhecia isotretinoína. Eu falei de todas as reações adversas que tive e deixei claro que não voltaria a tomar esse medicamento. Ela disse que o meu caso só podia ser tratado com isotretinoína! Próximaaa!
- A quarta médica foi a que disse que meu problema era hormonal mesmo meus exames de sangue dando normal para os hormônios. Comecei a tomar pílula e... Aleluia! Pararam de aparecer novas espinhas e a oleosidade da pele diminuiu! Mas eu ainda precisava tratar os cistos existentes e as cicatrizes. Como a médica não fazia isso fui procurar a quinta dermato!
- A quinta foi onde fiz limpezas de pele, peelings químicos, de cristal, de diamante. Foram 5 anos, muito dinheiro e uma melhora discreta na aparência. Foi quando eu comecei a ler sobre o laser de co2 fracionado. Como a médica  não fazia o co2 parti em busca de quem fizesse.
- E agora estou na minha sexta dermato! Por enquanto gostando bastante! Na primeira consulta ela já me disse que minha pele nunca voltaria a ser lisinha! Ponto pra ela! Eu já sabia disso e gostei da sinceridade!

E por isso que eu digo que não sou fiel! É importante ter uma boa relação médico paciente, mas não é um relacionamento que precisa ser para sempre.
Agora eu aprendi que devo pesquisar sobre tratamentos e equipamentos.
Não que eu chegue no consultório com meu diagnóstico pronto! Não é isso! Uma busca no google não substitui o conhecimento que o médico adquiriu na faculdade e em anos de consultório. Mas percebi que os médicos oferecem o que eles tem de melhor, que não é necessariamente o que o mercado tem de melhor.
Quase fui convencida a fazer um peeling de fenol. Que é super agressivo! Isso que existem métodos bem menos arriscados e com ótimos resultados como o co2.
Nos foruns sobre tratamentos de acne ouvi a história de uma moça que tinha feito o co2 não fracionado... (Imagino a dor que deve ser... Se o fracionado já é dolorido, isso que ele só queima alguns pontos! Imagina queimar tudo!) Ela teve uma recuperação muito mais difícil, pagou caro e o resultado não foi o que ela esperava! Estava deprimida.

Por isso acho importante além de pesquisar sobre o profissional, pesquisar também sobre os tratamentos e ver se o que o médico promete condiz com a realidade.
Tá certo que cada pele e organismo reage diferente a um mesmo tipo de tratamento. Mas podemos pelo menos obter mais informações de como será o tratamento e decidir se realmente estamos dipostos a pagar por isso.
Eu sei que é chato conviver com as cicatrizes e o que mais queremos é nos livrar rápido delas! Mas pior seria ficarmos com outras cicatrizes maiores por conta de um tratamento mal feito ou então ficar com uma cicatriz também na conta bancária...

Ah, sobre a isotretinoína... Não tive uma boa experiência com ela. Não sei se tomei na dosagem errada ou se faço parte dos 10% que precisaria repetir o tratamento para a cura completa.
Mas sei de muitos casos felizes. Cada caso é um caso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Vocês podem comentar anonimamente, mas por favor, coloquem algum nome fictício ou apelido!
Fico me sentindo meio boba nomeando todo mundo de Anon! rs

E eu demoro, mas eu respondo! Por favor, voltem!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...